sexta-feira, 31 de julho de 2009

Porto de Santos não é lixo


Lamentável o programa Repórter Record exibido no dia 26 de julho passado por aquela rede de televisão mostrando o Porto de Santos como se fosse uma ante-sala do inferno, onde só há coisas do mal acontecendo.

O programa da Rede Record limitou-se a mostrar um porto - e também uma Santos - do pior modo possível, como se na cidade e no maior porto da América Latina só houvesse drogados, prostituição, corrupção e outras mazelas que enfeiam o mundo.

Trabalho com o porto desde 1980. São quase 30 anos durante os quais presenciei muitas coisas boas, uma cidade portuária toda desenvolvendo-se por meio de um trabalho muito sério e um porto que merece o respeito de todos principalmente pelos sucessivos recordes de movimentação que vem batendo ao longo dos anos.

Muitos empresários vêm investindo pesadamente no porto, haja vista a recente aquisição dos portêineres pós-panamax feita pela Santos Brasil - Tecon -, mostrando que o Porto é de primeiro mundo.

Falhas há em todo lugar, inclusive na rede Record, afinal ninguém está imune a elas, todavia o programa mostra tudo como se o porto todo fosse uma tremenda falha. Algo do qual deveríamos manter distância. Errado!

Os viciados e as prostitutas eram constantemente indicados como se estivessem praticamente dentro do porto, como se o porto fosse culpado pela situação de cada um deles. Qual cidade não conta com um ponto de prostituição e de viciados? Não é uma prerrogativa exclusivamente santista.

Achei lamentável emporcalhar o Porto de Santos dessa maneira e fica uma dívida com a TV Record, confirmando ser uma rede de televisão séria - há de fazer uma reportagem mostrando o lado positivo deste que é o maior porto do Brasil e merece todo o respeito.