domingo, 15 de agosto de 2010

Mais uma vez, o açúcar

Já faz tempo que o açúcar faz diferença na movimentação de cargas no Porto de Santos e o mês de julho não foi diferente.

Nesse mês, o porto atingiu 8.650 mil toneladas operadas o que representa praticamente 27% de aumento em relação a julho de 2009, marca que, neste ano é superada apenas pela de maio quando chegou próximo dos nove milhões de toneladas.

O acumulado no ano, de 53.463.536 toneladas, ainda sofre forte influência das importações que registraram um crescimento de 49,2% contra apenas 7,4% de aumento nas exportações.

Embora com um aumento expressivo, as importações representam cerca de 33% do total das cargas movimentadas no Porto de Santos, conservando-se ainda atrás do total exportado.

Sua excelência, o açúcar, foi o item forte das exportações pelo aumento de 19,1% nos embarques e, com isso, acumulando mais de 10 milhões de toneladas escoadas pelo porto santista nos primeiros sete meses do ano.

O açúcar representa aproximadamente 20% na movimentação geral de cargas e isso pode crescer ainda mais já que o Grupo Itamaraty, em sociedade com o Noble Group, de Hong Kong, já está operando, experimentalmente, o Armazém 12A para embarque de açúcar a granel.

Quando pronto e operando em sua plenitude, certamente a commodity terá um peso ainda maior na movimentação no porto.

Nenhum comentário: